Quem pensa que ser médico veterinário é só cuidar de cães e gatos, está na hora de ampliar seus conceitos. O curso de Medicina Veterinária está inserido na área de agrárias e de saúde, com mais de 80 áreas de especializações reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e contempla uma carga horária elevada de atividades práticas. Pautado em um currículo para construção de competências, o curso de Medicina Veterinária tem o compromisso de integrar o estudante em aulas dinamizadas e participativas, com metodologias ativas abordagem interpessoal, interdisciplinar e interprofissional, capacitando o egresso para atuação mais sólida no mercado do trabalho.
Mas, quem quer apostar em produtos e serviços pet, essa é uma área que está numa crescente mercadológica. Somente o mercado pet nos últimos anos obteve crescimento acima da média nacional de outros ramos de atuação e, mesmo em momento de crise, o mercado se mantém em crescimento, gerando bilhões de reais em faturamento.
O médico veterinário pode atuar em mais de 80 áreas relacionadas pelo Conselho Federal de Medicina Federal, sendo os campos específicos de atuação a saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal e ecologia e proteção ao meio ambiente.
A parte clínica e cirúrgica são as mais comuns, principalmente nas grandes cidades. Mas, a medicina veterinária proporciona inúmeras possibilidades, do hospital veterinário de pequenos animais até dentro de um zoológico cuidando de animais silvestres, ou mesmo inspecionando alimentos em uma grande rede de supermercado ou em uma grande fazenda criadora de bovinos.
Tendência
Existem áreas novas de especialização que necessitam de profissionais capacitados, como é o caso de neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas, peritos criminais, dentre outras especialidades. Outra área que está em ascensão é a reabilitação, principalmente com as novas pesquisas com células-tronco, que vêm demonstrando bons resultados em patologias do aparelho locomotor e reprodutor dos animais domésticos.
A atuação na saúde pública também ganha destaque com a inclusão do médico veterinário no Núcleo de Assistência da Saúde da Família (NASF). Isso abre mais campo para o mercado de trabalho, tendo em vista que é um profissional habilitado para trabalhar com zoonoses e que está no centro das discussões da saúde única (interação entre a saúde animal, saúde humana e saúde do meio ambiente).
Na FTC, o curso de Medicina Veterinária possui uma matriz curricular focada em metodologias ativas e na aprendizagem significativa, que permite ao estudante participar ativamente do processo de aprendizagem. O estudante é impactado desde o primeiro semestre com atividades práticas , projetos integradores interprofissionais com ação na comunidade e investigação científica com publicação de resultados de pesquisa.
O aluno é impactado com atividades práticas já no primeiro semestre, quando tem contato com a anatomia veterinária, disciplina responsável pela descrição do corpo animal, ossos, músculos, articulações, demonstrando a beleza e complexidade dos seres vivos.
O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos graduados acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, o curso promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.
O estudante tem acesso a laboratórios de saúde como os de bioquímica, parasitologia, patologia, biologia, citologia e técnicas dietéticas. A anatomia do animal é estudada em laboratório específico, onde o estudante encontra cadáveres e ossos montados para promover um conhecimento real e tem contato com softwares que reproduzem a anatomia e fisiologia animal. Na Clínica Veterinária da FTC, o estudante tem a oportunidade de desenvolver competências ligadas à semiologia, farmacologia, análises clínicas, práticas clínicas e cirúrgicas dos animais. Parcerias com fazendas e indústrias também permitem atividades práticas enriquecedoras para o desenvolvimento de competências ligadas à inspeção de alimentos, vigilância sanitária, produção e reprodução animal.
Clínica Veterinária
Uma Clínica-Escola para chamar de sua! Em 2022, lançamos a Clínica Veterinária da UniFTC que é composta por quatro consultórios, um gatil, um canil e uma sala de diagnóstico por imagem.
O estudante vai aprender na prática todo o conhecimento necessário para se tornar um profissional do futuro, contando, ainda, com a possibilidade de prestar serviços para a sociedade civil, possuindo acesso a uma Clínica estruturada que conta com laboratório de análises clínicas, centro cirúrgico, sala de preparação, farmácia, DML, almoxarifado, expurgo, esterilização e sanitários.
Profª. Ms. Cleusa Maria Deiró
- Mestre em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
- Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos animais, atuando principalmente nos seguintes temas: cães, tratamento, gatos, pele e síndrome