Direito
A advocacia está entre as profissões brasileiras mais tradicionais, sendo exercida por profissionais do Direito, um dos cursos mais concorridos no Brasil. Para quem busca uma carreira promissora dentro da área jurídica, o curso não só oferece inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho, como também agrega mais conhecimento sobre os direitos, entendimento das leis, entre outros assuntos jurídicos.
Além de advogar, o bacharel pode atuar na condição de magistrado. Para isso, o profissional deve cumprir os três anos de exercício de uma atividade privativa de bacharel em Direito, podendo atuar como promotor de justiça e todas as demais carreiras jurídicas – ministério público, defensoria pública, delegado de polícias estadual e federal, consultor jurídico, assessor e organismos não governamentais.
Áreas de atuação
O Direito é uma área que permite atuação em diversos campos do mercado de trabalho. Este profissional está apto para atuar tanto na advocacia, quanto nas carreiras públicas como magistratura, ministério público, defensoria pública, delegado de polícias estadual, federal, consultor jurídico, assessor, além de organismos não governamentais.
Além das áreas tradicionais do Direito, existem os ramos novos que são muito ricos e têm perspectiva de crescimento. São elas: áreas que envolvem normatização do comércio eletrônico, os crimes cibernéticos, Direito Ambiental, Direito Tributário e as que envolvem o aconselhamento de diretores de empresas.
Como destaque para a profissão, tem a parte relacionada à biotecnologia, o Direito Tributário, que deva continuar em evidência em razão das questões políticas do país. Sem esquecer o Direito Ambiental, que deve ganhar ainda mais campo e mais destaque no mercado em razão de uma maior consciência da população quanto à necessidade de preservar o meio ambiente.
Em dez semestres, o aluno do curso de Direito da FTC adquire uma formação humanística consolidada, feito para você, que enxerga na construção das normas jurídicas a mudança necessária para melhorar a forma de viver na sociedade. Para isso, o curso utiliza-se de disciplinas como antropologia, sociologia jurídica, psicologia, entre outras, sempre trabalhando o ser humano dentro do contexto social.
Para difundir o conhecimento, a FTC realiza eventos como a Semana Jurídica, que reúne pessoas das mais diversas áreas – pessoas ligadas a movimentos sociais, sindicatos, políticos, representantes universitários, representantes de organizações não-governamentais – para mostrar como o Direito é construído pela sociedade.
O estudante dessa área é preparado para atuar tanto na advocacia quanto nas carreiras públicas. Para advogar, é preciso passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, disso, a FTC entende bem, já que vem contribuindo para que muitos estudantes, mesmo em processo de conclusão do curso, consigam a aprovação necessária para exercer a profissão.
Prof. Dr. Edson Medeiros Branco Luiz
- Doutor e Mestre em Ciência Política pelo PGCP da Universidade Federal Fluminense
- Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O curso de Direito FTC Salvador oferece estrutura tanto para o aprendizado com aulas teóricas por meio de laboratórios, quanto para a vivência real como acontece no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que funciona dentro da própria faculdade, com 12 postos de trabalho, além de convênios com diversas instituições, escritórios e empresas para estágios extracurriculares.
Os estudantes também podem atuar nas unidades de Justiça e Cidadania de Mussurunga e de Sussuarana, devido a um convênio especial com o Tribunal de Justiça. A experiência é recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma das boas práticas do poder judiciário.