Quando surge uma doença contagiosa, pesquisadores logo iniciam uma jornada em busca de uma vacina para combatê-la. Quem faz essas pesquisas é o biomédico. A Biomedicina é uma área das Ciências Biomédicas voltada para a Ciência e para a Saúde Humana.
O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga a eficácia de formas de tratamento.
O campo de atuação do biomédico contempla hospitais, laboratórios, clínicas de diagnóstico por imagem e órgãos públicos de saúde. O profissional pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios como sangue ou tecidos humanos.
É comum atuar em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos, formando equipes multiprofissionais.
O curso de Biomedicina possui 35 áreas de atuação, sendo mais comuns as de análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura. Com a nova habilitação para estética, o mercado se amplia, sendo essa uma das tendências da área. Neste caso, o profissional estará apto a fazer procedimentos não invasivos, limpeza de pele, aplicação de botox, peeling, entre outros.
O mercado de vacinas, com pesquisa em laboratórios, também é considerada uma tendência constante na área.
Iniciado em 2004, o curso de Biomedicina da FTC é um dos mais tradicionais da capital baiana, tendo como característica mais forte a formação de profissionais tecnicamente competentes e com visão humanizada da profissão, conceito reforçado no grupo de pesquisa “Humanização e afetividade em saúde”.
Com uma formação ampla da profissão, o curso prepara o profissional para atuar, sobretudo, em análises clínicas, imagem e acupuntura, que são as áreas mais demandadas no mercado.
O curso da FTC foi o primeiro em Salvador a incluir a estética na matriz curricular. A mais recente habilitação do curso de Biomedicina foi inserida com vistas em um importante e crescente nicho de mercado.
O aluno de Biomedicina da FTC conta com um laboratório-escola, onde tem a possibilidade de iniciar o estágio profissional e, assim, ter seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Para os estudantes que vislumbram o futuro na área de pesquisa, o curso dispõe também de um Centro de Pesquisas Biomédicas (CPB). As possibilidades de estágios são ampliadas ainda através de parcerias com laboratórios e hospitais.
Instituto de Treinamento em Cadáveres
Com a missão de ofertar uma experiência enriquecedora para os nossos alunos, disponibilizamos, além de Laboratórios e Clínicas, o acesso a unidade do Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC), que fica localizado no Campus Paralela. O Instituto atende diversos cursos na área de saúde.
Com a unidade ITC Salvador, a capital baiana passa a ser a primeira cidade do Norte-Nordeste e a segunda do país a receber um centro de treinamento em cadáveres frescos. Diferente do cadáver dissecado, que é usado convencionalmente em aulas e experimentos, os cadáveres utilizados pelo ITC preservam características do tecido vivo, permitindo que o profissional simule procedimentos clínicos ou cirúrgicos em condições muito similares as que serão encontradas na rotina com pacientes. A prática é comum nos Estados Unidos, país responsável por exportar a tecnologia e os materiais utilizados no ITC Brasil. A importação dos cadáveres frescos segue um rigoroso processo legal e todos os processos são assistidos por agências oficiais brasileiras e estadunidenses.
Profª. Drª. Louise Rodrigues Barreto
- Bacharel em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA
- Especialização em Biomedicina Estética, FAPUGA
- Especialização em Citotologia Clínica no Conselho Federal de Farmácia em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia
- Mestrado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus -BA, (2019-2020)
- Experiência curricular na área de Análises Clínicas pelo Laboratório de Análises Patológicas (LAP) e na área de Bromatologia e Microbiologia Industrial pelo Laboratório de Garantia da Qualidade na Nestlé/ DPA (Dairy Partners Americans)