Em um mundo globalizado e com tecnologias em constante evolução as distâncias estão cada vez mais curtas. Em algumas horas é possível transitar por diferentes continentes, por exemplo. As aeronaves são o principal meio de transporte para fazer esse tipo de deslocamento e quem comanda essas máquinas são pilotos formados em Ciências Aeronáuticas.
Este profissional é preparado para controlar e orientar toda a operação de um avião – da condução da aeronave e checagem do funcionamento dos equipamentos ao trabalho da tripulação. Ele também é responsável pela comunicação aeronáutica e pela segurança do voo.
O bacharelado em Ciências Aeronáuticas é um curso específico e direcionado para a aviação comercial. A formação ainda permite atuar como comandante, copiloto, com perícia e segurança de voo e também como piloto particular de avião nas diversas atividades aéreas.
O profissional formado pela FTC é habilitado para trabalhar em qualquer companhia aérea do mundo.
O curso atende aos requisitos tanto do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que estabelece as normas do curso de bacharelado, quanto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão regulador da profissão, que homologa o curso.
Iniciado em 2005, o curso já conquistou grande reputação no meio aeronáutico. A matriz curricular é realizada em seis semestres letivos com aulas teóricas que preparam o aluno para a prática de voos a ser realizada em instituição específica homologada pela ANAC.
Ao concluir o 1º semestre, o estudante já recebe o certificado para iniciar as aulas práticas de piloto privado (o primeiro estágio da carreira de piloto comercial).
O curso possui laboratórios específicos que permitem consolidar os conhecimentos teóricos, sendo o de grande destaque o simulador de voo. Nele, o aluno complementa as disciplinas teóricas com as primeiras noções práticas sobre a pilotagem de um avião.
Prof. Ms. Ronaldo Costa Pinto
- Mestre em Comando e Controle pela Universidade da Força Aérea
- Graduado em Oficial Aviador pela Academia da Força Aérea