A 4ª Semana de Tecnologia e Ciências (SETEC) 2018 foi aberta, oficialmente, na manhã desta segunda-feira (15), com uma cerimônia realizada, no auditório Adroaldo Ribeiro Costa, no campus Paralela. A SETEC integra a Semana de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e acontece em todas as unidades da Rede FTC, que foi a instituição escolhida como coordenadora regional dos eventos deste ano.
“Tenho certeza que teremos uma semana bastante motivante, buscando entender como a ciência e as tecnologias podem diminuir as dificuldades. Além disso, buscaremos pensar formas de inclusão social para melhorar a relação da academia com a comunidade”, destacou o diretor geral da unidade Paralela, Edilson Barbuda, durante a cerimônia de abertura. Participaram do encontro, também, o coordenado do Programa de Extensão da Rede FTC, Prof. Dr. Gustavo Alonso Muñoz Magna, o coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FTC, Januário Gomes Mourão e Lima, e a Profa. Dra. Mabel Barbosa Esteves, que é coordenadora do Programa de Iniciação Científica da Rede FTC.
Ao longo da semana, estão previstas oficinas de Aromaterapia aplicada à ansiedade e Reiki (terapia aplicada à redução do estresse), minicurso sobre métodos de preparo caseiro de plantas medicinais, além de workshop de reanimação cardiovascular. Para garantir a participação, os interessados podem realizar a inscrição por meio do site oficial da SETEC 2018, onde também está disponível a programação completa das palestras e demais atividades.
Dentre as atividades que também ganham destaque na Setec 2018 está o “Tech Talks”, um ciclo de palestras que abordará temas relevantes para a área de Saúde, como “Bioinformática” e “Uma nova perspectiva do Aedes Aegypti”. As palestras serão ministradas, na quarta-feira (17), pelos pesquisadores da Fiocruz José Irahe e Artur Trancoso Queiroz. No mesmo dia, destaque ainda para o lançamento do livro “Terapia Assistida por animal: estimulando o desenvolvimento Infantil” das escritoras Itana Nogueira, Maiana Nascimento e Ana Gabriela Almeida. O livro é o resultado de intervenções e de pesquisas empíricas e teoricamente fundamentadas, realizadas no Brasil, sobre o uso de animais como facilitadores da prevenção e do tratamento integrado de doenças e a inclusão social de crianças.
Já na quinta-feira (18), acontecerá o VI Seminário de Iniciação Científica da Rede FTC com uma série de apresentações de trabalhos científicos propostos pelos estudantes bolsistas da faculdade. Ainda neste dia, em outro espaço na unidade Paralela, o uso da tecnologia para redução de danos ao meio ambiente será abordado pelo diretor de Comunicação Corporativa da General Motors (GM), Nelson Silveira, na palestra “Zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”.
Já na unidade Comércio, a SETEC terá início nesta terça-feira (16), com a palestra: “Intermediação Tecnológica como mecanismo de democratização nas localidades de difícil acesso no Estado da Bahia”, a ser ministrada pelo professor Cláudio Marcelo Guimarães, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Outro tema relevante é “A inserção do Xadrez no Ensino Superior”, que será abordado pelo professor João Carlos Gomes.