Entre todas as Instituições de Ensino Superior Privadas do Sudoeste da Bahia, a FTC Conquista é a melhor conceituada pelo MEC

Os dados divulgados, nesta terça-feira, pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), classificam a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista como a melhor Instituição de Ensino Superior Privada do Sudoeste da Bahia pelo 6º ano consecutivo.

Considerando os dados do IGC (Índice Geral de Cursos do MEC), a FTC Conquista é a 14ª colocada no ranking de 104 Instituições de Ensino do estado da Bahia. E dentre as 2.083 Instituições de Ensino de todo o Brasil, está entre as 15% melhores avaliadas.

Fazendo um comparativo nacional com as Instituições de Ensino Superior Privadas de Vitória da Conquista (X e Y), a FTC ocupa a posição de número 291; enquanto que as demais instituições aparecem nas posições 1.138 (X) e 1.407 (Y).

No âmbito estadual, a FTC chega a aparecer com cerca de 101 posições a frente de uma Instituição Pública de Vitória da Conquista. Os 2 últimos cursos que tiveram suas notas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) divulgadas essa semana, obtiveram conceitos que os classificaram em: 2º lugar de 22 Instituições de Ensino Superior da Bahia – 29º entre 471 do Brasil (curso de Sistemas de Informação); e 7º lugar entre 24 instituições da Bahia (curso de Engenharia Civil).

De acordo com o Diretor Geral da FTC Conquista, Professor Sérgio Magalhães, as notas do ENADE são partes integrantes do CPC (Conceito Preliminar de Curso). “O CPC é um indicador com inúmeras variáveis. Ele leva em conta a formação dos alunos, avaliação do ENADE, qualidade do Corpo Docente, práticas pedagógicas e a Infraestrutura da Instituição de Ensino”, explica Magalhães.

 

Saiba como é calculado o CPC (Conceito Preliminar de Curso)

30% – IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que mostra o quanto o aluno aprendeu na faculdade;

15% – nota dos ingressantes;

15% – nota dos concluintes;

20% – proporção de professores com doutorado;

5% – proporção de professores com mestrado;

5% – regime de trabalho dos professores (dedicação parcial ou integral);

5% – boa infraestrutura, de acordo com a opinião dos alunos;

5% – boa organização didático-pedagógica, segundo a opinião dos estudantes.

 

Saiba como funciona o Ciclo Avaliativo do ENADE

Áreas: Bacharelados e Licenciaturas
Ano I – Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins (2016);
Ano II – Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins (2017);
Ano III – Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins (2018).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário