Até a próxima quinta (09), comunicadores, estudantes e professores se reúnem para mais uma edição da Semana de Comunicação. Neste semestre, o evento aborda o tema “Cultura e Comunicação Digital” e conta com a realização de mesas redondas sobre temas atuais que estão em pauta nos diversos setores da sociedade, como ideologia de gênero, racismo e feminismo. As palestras são gratuitas, abertas ao público e acontecem no auditório Adroaldo Ribeiro, no Campus FTC Paralela.
Nesta quarta (08), a partir das 19h, os interessados podem participar da palestra ministrada pelo jornalista, escritor e professor Eder Luis Santana, que fala sobre as abordagens dos temas relacionados ao público LGBT+, na Folha de São Paulo, um dos principais veículos de comunicação do país. Haverá ainda um bate-papo sobre as transformações do jornalismo digital, com a jornalista Cláudia Cardozo, repórter do site Bahia Notícias.
Já na quinta (09), os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda promovem o debate “Diálogos Negros”, que discute o papel da mídia no combate ao racismo. A atividade conta a participação dos alunos Emile Brito, Filipe Borges e Vittor Amorim.
Durante a Semana de Comunicação os alunos participarão também de oficinas práticas sobre Fotografia aérea com drone, Ilustração digital, Produção de vídeo e Vocabulário técnico do Marketing Digital.
Para a coordenadora do curso de Comunicação Social da FTC, Júlia Centurião, a Semana de Comunicação contribui para a integração entre os estudantes, além de ser uma oportunidade ímpar para os participantes. “Será uma oportunidade de discutir sobre o mercado de trabalho, temáticas emergentes e o fortalecimento do papel do comunicador nos dias atuais. Eles estarão em contato com profissionais com representatividade e que estão desenvolvendo projetos e pesquisas na área da comunicação”, afirma a coordenadora.
Essa edição da Semana de Comunicação da FTC teve início na segunda (07) e já contou com a participação de nomes como Isabel Aquino, responsável pelo planejamento e divulgação do projeto Todxs, um estudo que mede a representatividade de gênero e discute questões estereotipadas dentro da publicidade, além da digital influencer Thyza Ferreira, o publicitário e filmaker José Adilson e os professores da FTC Marcello Chaves, Curt Hemanny, Adroaldo Belens.
PROGRAMAÇÃO
08/05/2019 – QUARTA-FEIRA
19h | ENTRE TRAVESTIS, MEDO DA AIDS E A PARADA GAY: A NOMEAÇÃO DE LGBTQI+ PELAS PÁGINAS DA FOLHA DE SÃO PAULO | Eder Luis Santana
19h | AS TRANSFORMAÇÕES DO JORNALISMO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO BAHIA NOTÍCIAS | Cláudia Cardozo
09/05/2019 – QUINTA-FEIRA
9h | DIÁLOGOS NEGROS
A Publicidade enquanto mobilização social
A Quem pertence e serve o poder do telejornalismo?
Comunicação anti-racista
A mídia impressa e o genocídio: por que corpos negros não são noticiados
19h | JORNAL A VOZ DA FAVELA E A REDE DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SALVADOR | Paulo de Almeida