Três dos maiores nomes da militância body positive no Norte/Nordeste se reúnem em Salvador nesta sexta-feira (16). A produtora cultural Carla Galrão, a consultora de moda e imagem Kika Maia e a jornalista Naiana Ribeiro irão ministrar uma palestra gratuita sobre gordofobia, autoestima e feminismo durante a programação do evento Comunidade do Conhecimento, promovido pela Rede FTC, no Shopping Paralela.
No bate-papo, as influenciadoras vão mostrar que a gordofobia pode fazer com que muitas pessoas adotem estratégias desumanas para chegar ao padrão considerado ideal. “Vamos destrinchar esse preconceito, mostrando suas causas e consequências. Vamos falar sobre empoderamento e autoestima, que é um processo diário, e sobre o crescimento do movimento body positive pelo mundo. Apesar da aceitação ser um processo interno, a inspiração vem do ambiente externo“, antecipa Carla.
Kika ressalta que a moda tem um papel essencial no contexto atual. “Diferente do entendimento comum, a moda pode ser vista como uma forma de se fazer a leitura do que acontece em todo contexto social. A internet e o feminismo foram catalisadores para o crescimento da moda plus size. Tenho orgulho de fazer parte dessa geração que coloca e luta por suas necessidades”, afirma.
A palestra trará ainda uma análise das mudanças dos padrões impostos ao corpo feminismo ao longo da história, além de propor reflexões sobre a ‘indústria do emagrecimento’ e o culto a imagem. As influenciadoras também pretendem discutir as consequências dos padrões de beleza para a própria sociedade. “Cerca de 96% da população ocidental feminina está insatisfeita com o corpo que tem, segundo dados levantados pelo instituto de pesquisa inglês StrategyOne. Apesar de ser verdade no imaginário de muita gente, a correlação entre peso e saúde deve ser questionada”, destaca Naiana.
Essa também será uma oportunidade para encontrar e tirar dúvidas com as influencers, que juntas somam mais de 65 mil seguidores no Instagram. As inscrições para a palestra são gratuitas e devem ser feitas através do site www.comunidadedoconhecimento.com.br.
O PROJETO
Com conceito de educação ampliada e compartilhada, a Comunidade do Conhecimento, projeto promovido pela Rede FTC, chega a sua segunda edição e se consolida no calendário educacional de Salvador. O espaço ficará disponível ao público até o dia 25 de agosto, com programação de segunda a sábado, das 10h às 21h30, e no domingo, das 14h às 21h. Entre as atividades oferecidas estão palestras, cursos, oficinas e espaços para atendimento ao público, com serviços de aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, testes de glicemia, orientação nutricional, além de serviços da área jurídica que irão envolver temas como pensão alimentícia, investigação de paternidade e direitos do consumidor.