Alunos e professores da FTC Juazeiro marcaram presença na 2ª Corrida Azzo Saúde – Correndo por uma causa: Conscientização sobre a Síndrome de Down, realizada no último domingo (20). Mais de 250 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Parque Municipal Josefa Coelho, em Petrolina. Desde a primeira edição, a Rede FTC apoia a causa. Este ano, foram disponibilizados para os corredores e a sociedade presente aferição de pressão arterial, atendimento fisioterápico, IMC, orientação nutricional e psicológica.
O objetivo da corrida, além da prática esportiva, foi conscientizar a população sobre a síndrome de Down, um distúrbio genético causado quando uma divisão celular anormal resulta em material genético extra do cromossomo 21. Hoje, no Brasil, segundo informações da responsável pela Corrida Azzo, Camila Souza, estima-se que existam cerca de 300 mil pessoas com esta alteração genética.
Na segunda edição do evento, houve uma corrida de 5km competitiva com atletas e uma Caminhada da Família com distância de 3km, a qual contou com a participação de crianças, jovens e idosos. De acordo com a Diretora Executiva da Clínica de Especialidades, Camila Souza, a iniciativa da Corrida Azzo Saúde faz parte de um projeto social desenvolvido pela Clínica Azzo Saúde, desde setembro de 2018.
“Na primeira edição o tema foi ‘Autismo’. Esse ano, nosso foco foi a Síndrome de Down e a conscientização de todos pela luta contra o preconceito e a discriminação, que são os piores inimigos dos portadores desta síndrome, que apresentam características físicas típicas e podem apresentar algum comprometimento intelectual, mas que têm os mesmos direitos e necessidades”, ressaltou a diretora executiva da clínica e coordenadora geral da corrida, Camila Souza.
O diretor da FTC Juazeiro, Andrei Mello, informou que a Instituição sempre vai apoiar movimentos educativos e que ofereçam bem-estar para a população. “A corrida preparou uma estrutura completa, oferecendo para a comunidade um evento que uniu esporte, saúde, meio ambiente, socialização, qualidade de vida e informações, em uma mesma ação. Foi um movimento bem legal, onde a Rede FTC vestiu-se de empatia e ofertou muitos cuidados para a comunidade. Ano que vem estaremos juntos novamente”, garantiu o gestor.