A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS-SSA) promoveu na manhã desta segunda-feira, 16, no Moriah Hall, em Salvador, a abertura da Semana do Residente. O evento recepciona os mais de 100 novos médicos e 36 profissionais de saúde que iniciaram, neste mês, suas atividades enquanto residentes médicos e multiprofissionais em saúde.
As residências são cursos de pós-graduação em que os profissionais são treinados em serviço por outros profissionais mais experientes e qualificados, com o objetivo de aprofundar conhecimentos e aprimorar ainda mais suas habilidades e atitudes, formando profissionais mais especializados.
Na ocasião, o médico e professor Alexis Guedes, gerente de Educação Continuada da Rede UniFTC, participou da mesa de abertura representando a Instituição. De acordo com o médico, o evento inaugura uma nova frente de atuação da UniFTC na formação médica em nosso estado. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Instituição passa a oferecer um programa de pós-graduação em serviço na modalidade de Residência Médica em três áreas de formação fundamentais.
“A UniFTC amplia os seus horizontes na medida em que potencializa a atividade assistencial associada a capacitação médica e consagra a sua importância com responsabilidade social na comunidade onde está inserida”, destaca Guedes.
Salvador possui atualmente 108 residentes médicos que atuam em unidades de saúde da família e na rede de urgência e emergência. Entre eles, estão seis residentes de Cirurgia, cinco de Medicina da Família e três de Clínica Médica que estão nos programas de residência da UniFTC, o quadro pode ser ampliado ainda este ano.