Parece que faz tempo que a discussão sobre a entrada do jornalismo no mercado digital começou a mobilizar os profissionais de comunicação. Mas na verdade ainda é tudo muito novo, dos conceitos à prática diária, dos termos que não faziam parte do modelo tradicional, aos novos meios de propagar e consumir a informação. Essas vivências foram a tônica do curso on-line “Estratégias em Mídias Digitais para o Jornalismo”, que reuniu cerca de 80 jornalistas das cidades que sediam unidades da Rede UnifTC, na noite de quinta-feira (23).
Foram quatro horas de conversas, troca de informações e muitas dicas, mediadas pelo publicitário e estrategista digital, Ícaro Sukerman, supervisor de Marketing Digital da Rede UniFTC. E, ao contrário do que muitos pensam, o Brasil está muito à frente em formato de comunicação e liberdade de expressão, conforme afirmou o mediador. Segundo ele, não é fácil a entrada do jornalismo tradicional na era digital, mas a adaptação é imperiosa, diante do crescimento desse mercado. “Precisamos nos modelar; a conversa entre o on e o of é essencial”, avisou.
“Há 10, 15 anos o jornalista era o detentor do conhecimento. Hoje ele deixa de ser o protagonista do compartilhamento da informação”, sinalizou Ícaro Sukerman, ao apresentar as mais variadas ferramentas e suas formas de utilização, do whatsapp ao twitter, do facebook ao instagram e, de modo geral, a internet como provedora de pautas. “O curso foi idealizado para motivar e influenciar os jornalistas a continuarem movimentando seu trabalho”, ressaltou o publicitário, que também destacou a importância da credibilidade na atividade jornalística.
A iniciativa, que marcou a passagem do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril e seguiu a tendência do distanciamento social, teve uma avaliação positiva entre os participantes inscritos por meio da UniFTC Feira de Santana – 25 ao todo. “Muito bom o webinar com Ícaro Sukerman. Atual e bem elaborado, nos proporcionou uma visão mais ampla do mercado digital e sua adaptação para o bom jornalismo, que tem sido um desafio para todos os profissionais da comunicação”, observou a jornalista Linéia Fernandes, assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Educação.
“A interação entre com os participantes e a atenção dada a todos os questionamentos nos fez sentir como se estivéssemos realmente em uma sala de aula. Além disso, Ícaro passa muita segurança a cada informação por ele transmitida e deu dicas muito importantes para os profissionais de comunicação”, avaliou a jornalista Andrea Trindade, do site Acorda Cidade. Por sua vez, o radialista Luiz Santos, resumiu a sua opinião desejando participar de qualquer iniciativa do gênero que a Instituição venha promover. “Amei!”, enfatizou.
A Supervisora de Comunicação da Rede UniFTC, Cyda Brito, destacou a importância do profissional de comunicação acompanhar as transformações que vêm ocorrendo ao longo da história na área. “Atualmente, com as mudanças no meio digital, os profissionais da imprensa tiveram de se reinventar em um universo caracterizado pela instantaneidade e pela mobilidade. É este movimento que os impulsiona cada vez mais a explorar novas práticas e ferramentas que podem facilitar o dia a dia da produção de conteúdo jornalístico”, ressaltou.