O Vascor – projeto de pesquisa sobre Obesidade Visceral, Inflamação Crônica e Rigidez Arterial promove, no próximo dia 5, um evento de Boas-Vindas aos seus novos ingressantes. A atividade será transmitida através da plataforma Zoom, a partir das 8h, e contará com a participação dos professores Daniele Brustolim, Pedro Cunha, Luciana Sobral, dentre outros.
Vinculado ao curso de Medicina do Centro Universitário UniFTC Salvador, ao Instituto de Pesquisa Gonçalo Muniz (Fiocruz-BA) e à Universidade do Minho (PT), o projeto de pesquisa foi criado no início de 2016. O seu principal objetivo é gerar conhecimento a nível populacional sobre o risco precoce de contrair doenças do coração e vasos em pessoas ainda saudáveis.
A pesquisa é realizada com moradores da região do Vale do Ogunjá, localizado no bairro de Brotas, a fim de promover a prevenção da obesidade visceral, inflamação crônica e rigidez arterial, considerados como fatores de risco para doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Neste semestre, 23 estudantes dos cursos da área de Saúde da UniFTC e de outras Instituições de Ensino foram aprovados para fazer parte do projeto, ao lado de professores, pesquisadores e colaboradores.
Para o vice-presidente de Saúde da instituição, André Nazar, o Vascor possui grande relevância, pois estuda o envelhecimento vascular precoce, causador de doenças crônicas, principais causas de morte na população. “O projeto tem um importante vínculo com a questão social, dando acesso a exames e diagnósticos, e promovendo uma série de ações de saúde e melhoria dos fatores de risco, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica.
O professor também destaca a importância do projeto para o conhecimento científico. “Temos um grupo de pesquisa grande, que rende muitas participações em congressos nacionais e internacionais com nossos alunos. Isso vai de encontro a um projeto educacional inovador, implementado na UniFTC, onde o aluno pode vivenciar todos os momentos do curso, desde a graduação, até a pós-graduação, tudo isso no ambiente do Centro Universitário. O Vascor é o grande fomentador deste plano de educação continuada”, declarou.