Com o objetivo de controlar a população de cães e gatos localizados dentro do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na região que a universidade está inserida, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário da UniFTC firmou parceria com a instituição de ensino público e está realizando um Projeto de Castração de animais.
Mais de 20 animais já foram operados, até o momento. Em média, são capturados no campus da UEFS de 5 a 7 animais para que seja feita a avaliação pelos alunos antes da intervenção cirúrgica. A ação, que ocorre dentro da Clínica de Medicina Veterinária da UniFTC, situada na Avenida Artêmia Pires Freitas, s/n, visa ainda monitorar a transmissão de zoonoses.
Além de ceder o espaço da Clínica e os demais materiais necessários, os estudantes realizam a avaliação pré-cirúrgica e participam das cirurgias e a UEFS está doando os anestésicos. “A instituição de ensino pública entra em contato com os estudantes na clínica-escola da UniFTC e combinam a data para realização do procedimento. Com a ação, pretendemos oferecer mais qualidade de vida à população, já que sabemos que os animais podem transmitir doenças para as pessoas”, informou a coordenadora da Clínica-Escola de Medicina Veterinária, Mariana de Andrade Silva.
Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UniFTC de Feira de Santana, Luiz Gustavo Brandão, a iniciativa é de suma importância. “Preocupados com o grande número de animais no campus e para evitar o crescimento populacional desenfreado desses bichinhos, a reitoria solicitou apoio aos professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da UniFTC de Feira de Santana. Já estamos prestando este auxílio. Nas próximas semanas mais castrações ocorrerão”, disse.