O corpo docente da UniFTC Salvador se reuniu nesta segunda, 18 de julho, para o primeiro dia da programação da Jornada Pedagógica, que marca o início do semestre 2022.2. A abertura do encontro, que ocorreu no auditório da unidade às 19hs, foi realizada por Dione Barreto, assessora pedagógica, que na oportunidade apresentou o cronograma geral das atividades e as inovações acadêmicas para o novo semestre. O reitor Cristiano Lôbo também deu as boas-vindas ao público. 

O tema deste semestre é “Planejamento e prática docente: a relação entre ensinar, aprender e avaliar”. A semana do dia 18 a 22 de julho será marcada por oficinas e palestras com base nas programações específicas para cada colegiado, e ocorrerá tanto presencialmente, quanto virtualmente, através da plataforma Blackboard.

“Nós temos um corpo docente formado por professores e professoras que estão extremamente comprometidos com o fazer pedagógico. Acredito que a importância disso é, acima de tudo, abraçar o estudante nesse processo de entendimento. Nós somos responsáveis pela manutenção e aprimoramento desses seres. Então é sempre pensar em qual profissional eu quero colocar no mercado de trabalho”, afirma Dione Barreto, assessora pedagógica da UniFTC Salvador. 

Clayton Almeida, professor de psicologia que participa da jornada acadêmica há 5 anos, relata que o evento o ajuda a sair do método tradicional e melhorar a sua performance prática nas salas de aula com metodologias ativas.

“A gente tem dois verbos na vida: ensinar e aprender, então como docente temos que sempre estar aprendendo. Toda capacitação ou evento voltado para a questão pedagógica, tem que estar presente e sempre ligado em novas formas de aprender e novas formas de ensinar”, destaca Clayton. 

Durante a noite, os professores da unidade ainda receberam canecas e chocolates, mimos de acolhimento que simbolizaram a recepção de alegria, amor e carinho feita pela instituição. Mas esses não foram os únicos brindes distribuídos durante a abertura. Francisco Pacheco, professor do curso de Farmácia, e Cristiano Lôbo, ganharam “A sala de aula digital”, escrito por Fausto Camargo e Thuinie Daros. O livro foi um presente de Fernanda Manini e Anderson Freitas, representantes da ALGETEC, empresa parceira da UniFTC. Eles estão trazendo à instituição a Plataforma A, uma ferramenta de laboratórios virtuais que visa auxiliar na capacitação e formação dos estudantes em aulas práticas. A dupla utilizou o evento para apresentar a plataforma e convidar os docentes a integrarem em seu plano de aula.

“O laboratório virtual não é uma ferramenta só pensada no EAD. A volta da presencialidade nos faz pensar em opções de engajamento do aluno. O laboratório virtual é uma opção, porque vai trazer um momento de permissão ao erro de forma independente. E quando ele chegar no ambiente real, estará muito mais preparado, seguro e conhecedor”, explicou Fernanda Manini. 

Na ocasião, foi apresentado ainda o planejamento da jornada continuada, que ocorrerá nos meses seguintes até o final do semestre, em dezembro. “Fico muito feliz de poder compartilhar desse momento, dessa abertura de mais uma jornada. Tenho certeza que o trabalho que está sendo planejado pelos coordenadores, por toda equipe da gerência acadêmica e da área pedagógica certamente nos trará aqui uma reflexão importante e planejamento para que possamos iniciar, na semana que vem, essa etapa tão importante, que é o início de mais um semestre letivo”, conclui Cristiano Lôbo, reitor da UniFTC Salvador.