Com o objetivo de qualificar o acesso à educação e aproximar o aluno do mercado de trabalho, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) da região do Vale do São Francisco investiu, até o final de 2018, mais de R$ 3 milhões em melhorias administrativas, pedagógicas, acadêmicas e na infraestrutura e ambientação das unidades de Petrolina e Juazeiro.

Em plena expansão na região, a Rede FTC fez a aquisição de equipamentos modernos e peças importadas, como também já está executando o projeto de ampliação nas duas unidades, que receberam 14 laboratórios e 31 novas salas de aula. Destas, 11 salas estão em Petrolina e 20, em Juazeiro.

No último ano, a instituição de ensino superior dobrou o número de alunos e aumentou em quase 40% o número de profissionais contratados. “Do final de 2018 para cá, duplicamos o número de alunos na instituição com 729 novos matriculados. O objetivo é aumentar a cada ano a quantidade de alunos. Até ano que vem, a expectativa é que tenhamos de 3500 a 4 mil alunos”, garantiu o diretor Andrei Mello.

Na área acadêmica, a FTC, através da parceria com a Google for Education, oferece plataforma digital onde os professores preparam as aulas, criam atividades e trazem informações para os alunos. A instituição disponibiliza as salas invertidas com Metodologias Ativas nas duas unidades, (ambas com cinco TVs e espaços de trabalho e pesquisa para 30 alunos).

As áreas de convivência das duas faculdades foram reestruturadas através dos projetos de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Elétricas e Civil. O espaço ganhou mais vida com área moderna e aconchegante.

 

Biblioteca virtual

A FTC da região do Vale do São Francisco possui Plataforma Digital de livros com acesso fácil e rápido, podendo também ser conectado pelo celular. As duas unidades possuem mais de 25,6 mil livros eletrônicos e um acervo de periódico digital de 3580 itens.

Cursos aprovados pelo MEC

Já foram aprovados pelo MEC, para a FTC de Petrolina, os cursos de Engenharia de Produção e Ambiental e, para unidade de Juazeiro, Biomedicina e Medicina Veterinária.

Atualmente, as duas faculdades no Vale possuem cerca de 1300 alunos, estudando nos cursos de Direito, Psicologia, Engenharias Elétrica e Civil, Arquitetura e Urbanismo, Administração com certificação pela FGV, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Nutrição e Farmácia.

A Rede FTC possui excelência em formação e executa um planejamento forte de educação moderna na região do Vale do São Francisco, afirmou o diretor das unidades de Petrolina e Juazeiro, Andrei Mello. “Com características positivas e imagem de credibilidade no mercado já consolidada nestes 19 anos da existência da marca, a Rede FTC visa expandir as oportunidades de acesso a cursos de qualidade na região do sertão. Cursos presenciais que a comunidade do Vale só conseguiria em grandes centros, agora estão mais perto e disponíveis”, ressaltou.

O diretor destaca que a pretensão da REDE FTC é dobrar o número de cursos aprovados até 2020. “O propósito é oferecer ensino de grande qualidade a um preço acessível. Hoje 100% do alunado tem algum tipo de benefício ou bolsa de estudo. Nosso engajamento social é intenso e é isso que nos movimenta”, conclui.