“Quem aqui já ouviu falar que os jornais impressos vão acabar? Quem já ouviu falar que as rádios estão acabando? Alguém já ouviu falar que a televisão vai morrer, que não terá mais TV aberta? ”. Esses questionamentos foram utilizados pela jornalista e apresentadora Jéssica Senra para dar início a palestra “Desafios da Comunicação na Era Digital”, realizada na UniFTC (campus Paralela), no último dia 30.
Durante a palestra, a jornalista apresentou dados sobre o crescimento e a ressignificação dos veículos de comunicação na era da internet para desmitificar a estória da “morte” do jornal impresso, rádio e da televisão, assim como da profissão. “Os veículos de comunicação estão se transformando assim como a nossa sociedade, então, a imprensa escrita vai continuar existindo em meios digitais”, disse a comunicóloga.
A jornalista, que se formou na FTC, falou ainda sobre a importância da produção de conteúdos relevantes, credibilidade profissional, o avanço dos meios de comunicação no Brasil, as temidas Fake News e os riscos à sociedade, as bolhas criadas pelos algoritmos das redes sociais. Na ocasião, Jéssica também relembrou sua trajetória profissional e a experiência de comandar a bancada do Jornal Nacional, exibido na TV Globo.
“Estar na bancada para mim não foi difícil, estou acostumada com o ao vivo, com as câmeras. A minha preocupação foi com a repercussão que isso ganhou e o quanto eu estava sendo responsável em representar o Nordeste. Isso sim foi um desafio e tanto. Era uma aposta muito grande e precisava corresponder a toda confiança que depositaram em mim”, disse Senra.
O evento, promovido pela Coordenação do curso de Jornalismo, bateu recorde de presença e inscrições. “Estou muito feliz e agradecida primeiro por ela ter aceitado e depois pela participação dos estudantes”, disse a Coordenadora do curso de Jornalismo, Júlia Centurião, ressaltando a importância da palestra para os estudantes na descoberta dos desafios do mercado na era digital. “O conhecimento é indispensável, principalmente para os comunicólogos, portanto, o aperfeiçoamento profissional, a postura e conhecimento são o diferencial para vencer os desafios do mercado na era da internet”, afirmou Júlia.
Jéssica também não escondeu a alegria em voltar à Instituição que contribuiu para a sua formação profissional “Muito obrigada, por virem aqui. Soube que foi um sucesso as inscrições. Vocês são superprivilegiados porque tem um monte de gente que quis vir e não veio, então eu agradeço muito essa vontade de vocês de estar aqui hoje”, ressaltou a apresentadora.