Aproximar a faculdade da sociedade e levar uma nova realidade a comunidades carentes são propósitos que movimentam a Rede FTC. Pensando nisso, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) da região do Vale do São Francisco iniciou uma parceria com a 74ª CIPM/Rural no projeto “Comando Itinerante”, na última sexta-feira (31). Na oportunidade, foram oferecidos mais de 100 atendimentos de saúde gratuitos para alunos e professores do Colégio Estadual Olavo Ferreira Neto, no Distrito de Maniçoba, em Juazeiro. O objetivo do projeto é levar Educação e Segurança à comunidade.
Participaram da ação alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, oferecendo serviços de aferição de pressão sanguínea, Sistema ABO-Tipagem Sanguínea, Avaliação Postural e orientações nutricionais. Para o Diretor da FTC na região, Andrei Mello, Segurança e Educação devem estar alinhadas. “Prontamente aceitamos a parceria com Polícia Militar porque acreditamos que a junção desse trabalho faz a diferença na vida daqueles jovens. Essa experiência foi relevante para que os nossos alunos entendam a importância do trabalho deles para a comunidade”, diz Mello.
O idealizador do projeto, Major da PM Bahia, Irlam Gouveia, acredita que essa parceria pode mudar a realidade de muita gente. “Observamos uma série de problemas em várias comunidades do município, e acredito que nosso papel é orientar. A FTC é uma faculdade que tem uma proposta de trabalho excelente e nos acolheu nesse projeto. Estamos cuidando do broto para colher frutos e acredito piamente que o estudo é a asa que vai permiti-los voar”, finaliza o Major.
Para a diretora da escola abordada na ação, Tatiana Cruz de Carvalho, os alunos são as peças fundamentais, mais importantes que os professores e o a estrutura física. “Esse dia foi significante para a comunidade que é tão carente destes serviços. A FTC está dando exemplo de como eles podem vencer na vida, vendo jovens tão talentosos se dedicando para o bem. Somos gratos por essa parceria”, afirma Tatiana.