Diante de um mundo de negócios em constante movimento, alunos da FTC de Petrolina inovam e desenvolvem um projeto de inclusão social para pessoas com deficiência visual e conquistam o 1º lugar na competição “Maratona de Ideias”, promovido pela Rede FTC. O evento aconteceu no último sábado (26), na própria Faculdade. A disputa foi realizada com muito movimento de conhecimento, inovação e criatividade, envolvendo 19 estudantes divididos em 4 grupos.
O evento contou ainda com a participação de alunos do ensino médio e aconteceu dentro da programação da 5ª Semana de Tecnologia e Ciências – SETEC, da Instituição. O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da Rede FTC.
A equipe vencedora criou um dispositivo para deficientes visuais, que emite um identificador sonoro no local onde eles estão. Nome do start up: Tech Jes Acessibilidade – Produto: See listening. O grupo é formado por 3 alunos: Jordanny Vinicius da Silva Souza e Ericles Riffoni Costa Tavares (ambos, 5º período de Engenharia Civil) e Sara Patriota de Sousa Nobre (1º período do curso de Arquitetura).
Os alunos vão representar a FTC de Petrolina na final que ocorrerá dia 22 de novembro, na unidade de Salvador. O objetivo do projeto “Maratona de Ideias”, que este ano vem com o tema “Eu movimento minha cidade”, nas áreas da Educação, Agricultura e Saúde, foi fomentar e incentivar alunos da FTC e de outras instituições a apresentarem soluções criativas e resolutivas em prol da qualidade de vida da comunidade.
Um dos integrantes da equipe vencedora, Ericles Riffoni Costa, fala confiante sobre a apresentação do negócio, na final, na capital baiana “Nosso grupo se empenhou bastante. Agradeço a banca de jurados que nos escolheram. A expectativa é muita. Vamos melhorar nosso produto para que possamos sair vitoriosos. Já temos conhecimentos que existem outros trabalhos muito bons. Vamos lutar motivados e melhorar para que possamos vencer esta etapa”, argumentou com segurança.
“É muito gratificante ver novidades de grande impacto, e que possivelmente poderão resolver alguns problemas da sociedade”, reforça o supervisor do sistema de Mortalidade e Natalidade da Prefeitura de Juazeiro, Adilton Júnior, um dos membros da banca de jurados. “Muito bom conhecer estes projetos. É uma forma de fazer a Faculdade sair dos muros e dialogar com o ensino médio. Os projetos são riquíssimos. É muito bom ver produtos inovadores”, opinou.
Para o Diretor da FTC, Andrei Mello, ver estes alunos criando e trabalhando em conjunto, discutindo e inclusive adquirindo habilidades socioemocionais, é recompensador. “A Rede FTC tem o papel de estimular o conhecimento e as competências dos alunos. A economia, tecnologia e estilo de vida das pessoas transforma-se o tempo todo e isto reflete no mercado. Vamos sempre impulsionar nossos alunos e a comunidade para andar no movimento certo, acompanhando a modernidade e a tecnologia”, ratificou o gestor.