A 1ª edição da Feira de Estágio do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista reuniu diversos alunos na última semana. Instituições que atuam como agentes de integração convidaram os estudantes a se cadastrar em seus bancos de currículos e participar de mini palestras que estavam sendo oferecidas.
Dentre os temas discutidos, a postura adequada em uma entrevista, marketing pessoal e o papel do estagiário. A caloura de Direito, Luísa Almeida, participou de um bate-papo sobre perfil profissional: “Achei bem interessante a dinâmica pra saber qual o perfil que a gente se encaixa dentro do curso, no mercado de trabalho. Muito importante pro aluno se situar e conhecer a vocação dele”.
A diretora executiva, Aline Mendes, foi quem ministrou o bate-papo citado por Luísa. Ela conta que “alguns alunos veem o mundo do trabalho como algo distante e não é. Por isso, falamos sobre perfis, para eles direcionarem as habilidades para aquilo que eles têm potencial, no curso que escolheram”.
Outra mini palestra que teve bastante interação dos alunos foi sobre os direitos e deveres do estagiário. “Eles tinham muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode no estágio, carga horária, valores de bolsa, transporte, recesso”, conta a Analista de Carreiras Priscila Costa. A estudante de Fisioterapia, Gisele Dantas, achou super válido: “É uma coisa que a gente precisa ter conhecimento e as palestras são de grande apoio”.
O coordenador do Centro de Carreiras da UniFTC ficou bem contente e surpreso com a grande participação dos alunos. Por ter sido a primeira “Feira”, ele não esperava tamanha adesão: “A gente fica feliz com o resultado, por perceber que os nossos alunos estão interessados em desenvolver competências e habilidades que permitirão se aproximarem o mais rápido possível do mercado de trabalho”.
Devido à previsão de chuvas, as atividades programadas para o turno da tarde foram suspensas, mas a UniFTC de Vitória da Conquista irá oferecê-las em breve, com ampla divulgação.