Acontece no próximo dia 29, Dia Nacional e Mundial da Psoríase, o 1º Mutirão Virtual para debater e orientar a respeito da doença que acomete mais de 5 milhões de brasileiros, de acordo com a ONG Psoríase Brasil. A ação, que conta com o apoio da Rede UniFTC, disponibiliza, ainda, 100 vagas para consultas gratuitas por telemedicina para pacientes diagnosticados ou não com a doença. Os interessados podem se cadastrar no site http://clinicaibis.rds.land/mutirao-psoriase.
O evento será transmitido no canal do Instituto Bahiano de Imunoterapia (Clínica IBIS) no YouTube e contará com palestras, oficinas, telemedicina, yoga, meditação, sorteios, dentre outros.
Psoríase
A Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, multigênica, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Ela se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão alcoólica podem piorar o quadro.
Segundo os realizadores, o objetivo é ampliar e fortalecer os conhecimentos sobre a temática, visando uma melhor qualidade de vida para o paciente. “Apesar de ser uma doença bastante comum, a Psoríase ainda é desconhecida pela população”, destaca a Drª Emanuela Pimenta, médica reumatologista e professora do curso de Medicina da UniFTC. “Anos são perdidos até o diagnóstico, e o tratamento acaba se tornando insuficiente diante dos anseios do portador, que acaba procurando por informações em fontes nem sempre confiáveis”, explica.
A especialista atenta ainda para a importância da conscientização do portador e seu conhecimento sobre sua patologia, tornando-o assim, um elo ativo do processo de tratamento. “Esse engajamento do paciente é essencial para o sucesso do tratamento de uma doença sistêmica. Nossa função é levar profissionais gabaritados, com renome e grande experiência em suas áreas, para que todo paciente se sinta empoderado na jornada pela sua saúde”, afirma a médica e professora.
Com a pandemia da Covid-19, pacientes com doenças autoimunes, incluindo portadores de Psoríase, acabaram ficando desassistidos por conta do distanciamento social. Com o mutirão virtual, a intenção é também oferecer assistência e acolher estes pacientes nas Clínicas-Escolas da UniFTC em Salvador, localizadas no bairro do Ogunjá e nos consultórios de campanha instalados no estacionamento da Unidade Paralela.
Confira a programação do 1º Mutirão Virtual de Psoríase:
Data: 29/10/2020
08:30 – Abertura
Drª. Emanuela Pimenta e Drº Gleison Duarte
9:30 – O que preciso saber sobre Psoríase
Drº Gleison Duarte, Dermatologista
10:00 – Desvendando a artrite Psoríasica
Drª Emanuela Pimenta, Reumatologista
10:30 – Exercícios diários para portadores de Psoríase.
Priscilla Pereira, professora de Educação Física
11:30 – O que posso fazer sozinho para minimizar as dores da Artrite Psoriásica
Drª. Lueyde Esteves, Fisioterapeuta
14:00 – Mitos e verdades sobre a Psoríase
Drª. Tais Valverde, Dermatologista
14:30 – Como a gastronomia funcional pode auxiliar no tratamento de doenças autoimunes
Andrea Burgos, Nutricionista Funcional
16:30 – Aula de Yoga
|SERVIÇO|
1º Mutirão Virtual sobre Psoríase
Quando: 29/10/2020
Horário: A partir de 8h30
Onde: YouTube Clínica IBIS
Inscrições gratuitas: http://clinicaibis.rds.land/mutirao-psoriase