Reitoria
Prof. Cristiano Lôbo – Reitor
Colegiados e Coordenações de Cursos
Coordenações de Curso
- Alexis Guedes – Medicina
- Bruno Costa Matos – Odontologia
- Elton Góes – Engenharia (Ambiental e Sanitária e Civil)
- Francisco José Pacheco – Farmácia
- Gabriela Santana – Medicina Veterinária
- Hayana Barbosa – Enfermagem
- Jackeline Duarte – Psicologia
- Júlia Centuriao – Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo)
- Luciano Castro – Administração
- Marion Dias – Educação Física
- Natanael Moura – Nutrição
- Nivea Malafaia e Danilo Silveira – Fisioterapia
- Renato Ribeiro – Gestão (Recursos Humanos e Financeira)
- Tatiana Basso – Biomedicina
- Edson Medeiros Branco Luiz e Luiz Henrique Requião – Direito
Colegiado de Curso
O Colegiado de Curso é composto por professores que integram, em caráter permanente, o corpo docente do curso a que o mesmo se refere, além de um representante discente e indicado pelos alunos do curso.
Cabe ao Colegiado deliberar sobre matéria acadêmica, inclusive aprovação de planos de cursos e atividades por disciplina. Ao final do semestre, o colegiado avalia o desempenho acadêmico de professores e alunos.
Das decisões do Colegiado cabe recurso para o Conselho Superior Acadêmico, desde que observado o prazo de três dias úteis a contar do dia, inclusive, da decisão recorrida.
Conselho Superior Acadêmico
O Conselho Superior Acadêmico é o órgão máximo deliberativo em matéria acadêmica ou acadêmico-administrativa da Faculdade. É composto por representantes do corpo diretivo da Faculdade, docentes, funcionários e alunos.
Ao Conselho Superior Acadêmico compete, entre outras atribuições:
- Verificar as propostas de alteração ao Regimento da Faculdade para submetê-las à aprovação do Conselho Nacional de Educação
- Assim como aprovar, em primeira instância, projetos de cursos novos, de qualquer natureza, a partir de parecer prévio do representante da entidade mantenedora quanto à exeqüibilidade financeira do projeto.
Cabe ainda ao Conselho:
- Aprovar propostas de alterações curriculares, decidindo quanto àquelas que devam ser submetidas ao Conselho Nacional de Educação, observando sempre as Diretrizes Curriculares Nacionais
- Aprovar o Calendário Acadêmico da Faculdade proposto pela Direção Acadêmica em conjunto com as Coordenações de Cursos, feitas as adequações que considerar pertinentes
- E examinar e deliberar em grau de recurso as decisões acadêmico-administrativas da Faculdade.
Conselho de Pesquisa e Pós-graduação
O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação foi criado para dar suporte aos Núcleos de Pesquisa formados pelos docentes-pesquisadores da Faculdade. É a instância responsável pela promoção do desenvolvimento das atividades de pesquisa, fomentando a formação de pesquisadores e a divulgação do conhecimento.
Também é responsável pela aprovação de projetos de pesquisa, cursos de pós-graduação e relações interinstitucionais de pesquisa, entre outros.
O Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação tem a seguinte composição:
- Diretor Geral
- Um pesquisador representante de cada área
- Um representante da secretaria da pós-graduação
- Um representante da Superintendência de Pesquisa da mantenedora
Conselho de Graduação
Representado pelos coordenadores de curso e pela Direção da FTC, o Conselho de Graduação é o órgão colegiado responsável pela discussão das rotinas acadêmicas e administrativas dos cursos de graduação.
Assim, deverá analisar propostas de criação de novos cursos e propostas de mudanças nas grades curriculares, examinar planejamentos de curso e acompanhar a organização do corpo docente.
As decisões do Conselho de Graduação são pautadas nas diretrizes nacionais de educação superior recomendadas pelo MEC.
Conselho de Extensão e Responsabilidade Social
Cabe a este Conselho desenvolver e aprovar projetos de extensão, articulados com o ensino e a pesquisa, de forma a aplicar o conhecimento gerado na Faculdade, visando o benefício da comunidade por meio da prestação de serviços e promoção de atividades artísticas e culturais.
Os projetos de extensão da FTC Salvador são pautados pelas necessidades sociais e comunitárias, locais ou regionais.