Da criança ao idoso, a atividade física é o melhor remédio para evitar o sedentarismo e, consequentemente, doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, depressão, entre outras. O profissional responsável por promover a saúde e a capacidade física por meio de atividades corporais é o educador físico.
O profissional de Educação Física é quem organiza e supervisiona os programas de exercícios físicos. Ele auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Esse bacharel pode trabalhar com grupos ou prestar atendimento individual como personal trainer.
O bacharel em educação física pode atuar, sobretudo, em academias, clubes, clínicas, organizações. Dentro desses espaços, ele pode trabalhar como gestor, supervisor, coordenador de área ou como o profissional que vai executar e coordenar as atividades.
A tendência na busca por mais saúde e qualidade de vida nas sociedades faz com que o mercado para este profissional seja amplo e crescente. E para aproveitar as oportunidades, ele tem que estar capacitado para atender às exigências do setor.
Tendência
Um dos campos que crescem é do profissional nas empresas, atuando com grupos de corrida e ginástica laboral. Outra tendência é o trabalho de rua, e projetos junto a órgãos governamentais voltados para a comunidade.
Com o objetivo de promover a saúde e bem estar da comunidade, o curso de Educação Física da FTC forma profissionais habilitados para atender a demanda crescente na área. As atividades que associam teoria, prática e também a parte de cidadania, preparam melhor o aluno a lidar com mercado de trabalho em ambientes não escolares, como clubes, academias e comunidades.
Diversos projetos enriquecem o projeto do curso, que vem sendo o mais bem avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) entre todos os cursos de Educação Física na Bahia. Um desses projetos, que une aprendizagem prática com compromisso social, é o Vida Ativa, que tem como foco propiciar uma melhor qualidade de vida para pessoas da terceira idade de comunidades próximas, menos favorecidas, de forma multidisciplinar.
Para promover uma formação completa, a FTC oferece uma estrutura completa, com quadra poliesportiva, uma piscina que atende à parte inicial das disciplinas aquáticas, e uma parceria com a Associação Desportiva e Cultural Coelba (Adelba), que disponibiliza uma piscina semi-olímpica.
Outro destaque é a Academia FTC, que é um grande laboratório onde há toda infraestrutura tanto para treinamento neuromuscular, quanto para aulas de ginástica e atividades práticas, além de uma sala dedicada a avaliação física.
Profª. Marion Dias
- Mestre em Meio Ambiente e Saúde pela Universidade Tiradentes (UNIT)
- Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho
- Especialista em Condicionamento Físico aplicado à cardiologia pela Unime
- Graduada em Educação Física pela FMU