Transformar atividades manuais em automáticas está entre as principais funções do engenheiro elétrico com habilitação em automação, que também projeta, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral.
É ele quem vai aplicar sistemas que empregam processos automáticos com o objetivo de dinamizar e otimizar a produção. Para isso, usa sistemas digitais, cria softwares, planeja como tudo será colocado em prática.
O profissional é capacitado para atuar em todas as indústrias, seja no pólo petroquímico ou no complexo automotivo, também podendo atuar em empresas terceirizadas e na automação empresarial.
O bacharel se torna apto a desenvolver atividades referentes ao planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de automação para diferentes setores da economia. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-BA).
O curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Automação da FTC conta com um corpo docente experiente, altamente qualificado e pronto para receber o estudante. Para oferecer uma perspectiva mais abrangente dos assuntos em questão, o aluno conta com uma metodologia que reúne teoria e prática, além de trabalhos interdisciplinares.
O curso possui infraestrutura composta por laboratórios de acionamentos hidráulicos e pneumáticos, robótica e manufatura, Circuitos Eletroeletrônicos, Informática, Automação Industrial, Física e Química e, em virtude da parceria com a Rockwell Automation, oferece também um laboratório de Redes Industriais.
Prof. Ms. Flávio Santos Leopoldino
- Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa
- Graduado em Engenharia Florestal