Você provavelmente já se pegou cantando um jingle de algum produto ou empresa ou associando determinadas cores a alguma marca, por exemplo. Quem costuma produzir esses efeitos são os publicitários, profissionais que elaboram estratégias de comunicação para fortalecer a imagem de uma empresa ou produto.
Com as mudanças na forma de consumo e no comportamento dos consumidores, principalmente com o advento da internet, o publicitário tem buscado inovar a sua forma de comunicar seu produto ou serviço.
Seguindo as tendências de mercado, o profissional encontra no marketing digital uma forma de se destacar no mercado. Tem ainda o marketing institucional e o marketing esportivo, que são caminhos possíveis para esses profissionais da comunicação atuarem.
Além dessas áreas, o publicitário também pode atuar em agência com atendimento e planejamento, criação de peças para campanhas, gerência de produto, com marketing, pesquisa, promoção de vendas e, também, com produção para os veículos de comunicação.
O mercado para o publicitário é bem diversificado. Além das mídias tradicionais como rádio, TV, jornal impresso, o profissional também pode trabalhar em agências de publicidade ou empresas privadas no departamento de marketing, comunicação ou vendas.
A internet também passou a ser um meio de oportunidades para esses profissionais, onde eles podem atuar com mídias digitais, além de trabalhar por conta própria, já que costuma ser farta a possibilidade de trabalhos freelances.
Além dessas áreas, o publicitário também pode atuar em agência com atendimento ao cliente, criação de peças para campanhas, gerência de produto, com marketing, pesquisa, promoção de vendas e, também, com produção para os veículos de comunicação.
Tendência
Seguindo as tendências de mercado, o profissional encontra no marketing digital uma forma de se destacar no mercado. Tem ainda o marketing institucional e o marketing esportivo, que são caminhos a abrirem espaço para esses profissionais da comunicação.
O curso de Publicidade e Propaganda da FTC tem o objetivo de formar profissionais éticos e preparados para o mercado de trabalho. O curso, que tem conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), fomenta a criatividade e versatilidade dos futuros profissionais e os mantêm antenados com as mais novas tendências do mercado publicitário.
Com as mudanças constantes nas formas de consumo, o profissional precisa estar atento para atender as demandas do mercado. Por isso, o curso utiliza de atividades como visitas técnicas em agências, produtoras, gráficas.
Outra forma de estimular o conhecimento dos alunos é a partir da realização de eventos como a Semana de Comunicação, palestras, entre outros.
Durante o curso, o aluno se depara com disciplinas que vão aproximá-los do mercado como as de atendimento de contas, planejamento de campanha, marketing, pesquisa de mercado, além de planejamento de mídia, entre outros.
Além de atividades que colocam o aluno mais próximo do mercado de trabalho, o curso de Publicidade e Propaganda da FTC oferece um estúdio de vídeo, onde ele pode colocar em prática produção e edição de material de campanha.
Os alunos também têm acesso à agência experimental, ilhas de áudio (rádio), dois estúdios, além de laboratórios de informática com programas para diagramação, operação, ilhas de edição de áudio e audiovisual.
Profª. Júlia Maria Fritsch Centurião
- Mestranda em Bionegia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
- Especialista em Docência do Ensino Superior pela Unime
- Especialista em Gestão de Pessoas em Ambiente Organizacional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
- Graduada em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)