Programação, banco de dados, engenharia de software, segurança da informação e Inteligência artificial são algumas palavras que fazem parte do dia a dia do profissional de Sistemas de Informação. Este profissional é responsável pela elaboração, desenvolvimento, implementação, implantação e transição de Sistemas de Informação em empresas de diversas áreas e várias linhas de mercado.
Ele desenvolve o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados e disponibiliza esse material para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. Podendo atuar em qualquer tipo de empresa, o profissional é preparado para desenvolver habilidades, otimizando serviços, facilitando fluxo informativo, tomadas de decisão e, por fim, crescendo junto com as organizações.
Como a informática está presente em todas as áreas da economia, novas oportunidades surgem a todo o momento. Os profissionais de SI destacam-se por serem profissionais que podem estar inseridos nos mais diversos setores da economia: financeiro (bancos, bolsas, financeiras, corretoras), telecomunicações, logística, indústrias, saúde, transporte e software.
O profissional também pode atuar com desenvolvimento de sistemas, gerenciamento de projetos, sistemas para web, mobile, banco de dados, segurança de informação e segurança de redes de computadores.
Tendência
O campo de trabalho para o bacharel em Sistemas de Informação é muito promissor, tendo em vista a dependência do homem pelas tecnologias. Uma das tendências é a área de desenvolvimento para dispositivos móveis, de armazenamento em nuvem, de gestão de banco de dados e de redes, que ainda tem campo a ser explorado. Outra área bastante promissora é a de Inteligência Artificial.
Além disso, a demanda internacional por profissionais da área com conhecimento técnico é a maior nos últimos dez anos. Alguns países como Canadá e Austrália chegam a pagar incentivos financeiros para a imigração de profissionais da área.
O curso de Sistemas de Informação é um dos mais tradicionais da FTC. Sua matriz curricular engloba perspectivas de atuação em todas as áreas de Tecnologia da Informação – Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Banco de Dados e Redes. O aluno se prepara para áreas de programação, gerência, engenharia de software, desenvolvimento, rede de computadores e gestão tecnológica.
Para isso, o aluno tem acesso a modernos laboratórios específicos para as atividades de desenvolvimento de softwares, robótica computacional, eletrônica digital redes, além de professores capacitados e com experiência acadêmica e mercadológica, fundamentais para completar a formação.
O curso trabalha com currículo por competência, que relaciona teoria e prática profissional. A partir disso, são desenvolvidas atividades extracurriculares como o desenvolvimento de sistemas com real demanda de mercado, a realização de eventos como InfoMeeting, TechT@lks, Semana de Informática, além de palestras com profissionais renomados na área.
Recursos
Para completar a formação, o curso utiliza dispositivos físicos como o Arduino, kits de robótica e laboratório de redes. Estes hardwares ajudam na aprendizagem de programação e outras competências, e que, de forma lúdica, vem aumentando o aproveitamento em sala de aula.
A Estrutura do curso conta com laboratórios de informática, laboratório de rede, kita de robótica e laboratório de práticas. Outro destaque é o Núcleo de Pesquisas e Práticas em Computação Aplicada, onde o estudante vivencia projetos de robótica educativa e tem acesso a uma impressora 3D. Para complementar o aprendizado, o curso utiliza ainda kits educacionais como o Lego®, o Arduino®.
Prof. Ms. Fabricio Pereira de Oliveira
- Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
- Especialista em Gestão da Informação com Ênfase em Redes de Computadores e Aplicações WEB pela Faculdade Santíssimo Sacramento
- Graduado em Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet pela Faculdade Anísio Teixeira