Setembro é o mês dedicado à intensificação das campanhas de combate ao Suicídio, doença silenciosa que mata uma pessoa a cada 40 segundos em todo o mundo. Os mais afetados pela doença são jovens com idades entre 15 e 29 anos e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), é a terceira causa de morte entre pessoas dessa faixa etária.
Com o objetivo de ampliar a divulgação e a conscientização sobre o tema, a FTC promove por meio da coordenação do curso de Psicologia, na próxima terça-feira, 18, uma discussão sobre o assunto. Com o tema “Suicídio: precisamos falar sobre isso”, os professores Adailton Conceição e Mariana Menezes irão intermediar um debate em torno do filme “Canção da Volta” que será exibido no local. O filme retrata a história de um casal que se ama, mas que precisa aprender a lidar com os fantasmas que assombram o casamento e com o peso da responsabilidade de criar os filhos.
Em seguida, o evento contará com as palestras “Falando sobre suicídio: prevenção e posvenção”, a ser ministrada pela psicóloga, suicidologista e terapeuta comportamental Iêda Domitilo e “Suicídio no contexto de saúde mental da população negra e estratégias da TCC para o enfrentamento de ideações suicidas”, a ser realizada pela psicóloga e doutora em saúde pública Jeane Tavares.
O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado, das 14h às 18h30, na sala 212 (Módulo 3), no Campus Paralela. As inscrições podem ser feitas no local, a partir das 13h30, e os participantes receberão certificado de 5 horas.