O protetor facial é um equipamento de proteção individual (EPI) essencial para a conter a disseminação do novo coronavírus, especialmente para quem atua na linha de frente no combate à Covid-19. Exemplo disso são os guardas municipais, que na manhã desta quinta-feira (21) foram contemplados com a doação de 150 unidades produzidas pelo Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana. A entrega foi feita pelo professor Cristiano Lôbo, reitor da Instituição, no Gabinete do Prefeito Colbert Martins, em um ato com a presença de secretários municipais e representantes da corporação.
A iniciativa faz parte do Movimento pela Prevenção realizado em toda a Rede UniFTC. Nesta etapa, o equipamento de uso permanente foi produzido em ABS e Polietileno Glicol, com a utilização de impressora 3D, e tem capacidade de proteger as máscaras N-95 e os olhos. Em momentos anteriores, a unidade de ensino confeccionou máscaras artesanais, além de produzir álcool em gel e sabonete líquido, usados para a higienização pessoal. Todos os produtos foram doados para entidades assistenciais e órgãos de saúde.
“O nosso objetivo é contribuir para vencermos essa pandemia, através da união de esforços entre nossos professores, estudantes e colaboradores”, afirmou o professor Cristiano Lôbo ao oficializar a entrega dos equipamentos, ressaltando que os mesmos foram confeccionados nos Laboratórios das Engenharias. A ação, que envolve vários cursos, terá continuidade por tempo indeterminado. O reitor destacou ainda o compromisso da UniFTC com a responsabilidade social, enfatizando que o momento requer a união de todos.
O prefeito Colbert Martins Filho agradeceu a doação e ressaltou a importância da colaboração que a Prefeitura tem recebido de várias empresas e instituições. “O protetor facial é a barreira mecânica mais eficiente para os profissionais que atuam na linha de frente neste trabalho de combate à Covid-19”, disse o prefeito, ao agradecer o gesto de solidariedade em benefício da Guarda Municipal. “É uma colaboração muito importante da UniFTC neste momento”, afirmou.
O ato contou com as presenças dos secretários de Prevenção a Violência (Seprev), Moaci Lima; de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges; e o chefe de Gabinete do Prefeito, Paulo Aquino.